É NECESSÁRIO QUE COMPREENDAMOS AS CAUSAS REFERENTES AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO E LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA PELO ESTUDANTE SURDO, PARA QUE POSSAMOS CRIAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES, POSSIBILITANDO UM MELHOR APRENDIZADO POR PARTE DESSE SUJEITO. DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DESSA PESQUISA FOI ANALISAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB AS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES SURDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA, E OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR AS PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS – MA SOB A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES SURDOS; COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA PELOS ESTUDANTES SURDOS; IDENTIFICAR ALGUNS PORQUÊS DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES SURDOS NO LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA. EM CONSONÂNCIA COM ESSES OBJETIVOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO EXPLICATIVA, TENDO COMO TÉCNICA PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS A ENTREVISTA FOCALIZADA REALIZADA COM DOIS ESTUDANTES SURDOS QUE CURSARAM A EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS – MA, ENTRE OS ANOS DE 1990 A 2018. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS POSSIBILITARAM COMPREENDER QUE AS PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES OUVINTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COSTUMAM PRIORIZAR UM MÉTODO ORAL-AUDITIVO SEM O USO DE RECURSOS QUE AUXILIEM O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE SURDO, NESSE CONTEXTO, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A PRESENÇA DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS APRESENTAM-SE COMO POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESSE ESTUDANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.