O PRESENTE TRABALHO, INTITULADO “A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”, TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO SE PROCESSA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A PARTIR DAS RELAÇÕES DICOTÔMICAS INCLUSÃO X EXCLUSÃO. PARA TAL INTENTO, ELENCOU-SE A SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMATIZADORA: COMO SE PROCESSA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
HISTORICAMENTE SITUADO? NO INTUITO DE RESPONDÊ-LA, A PESQUISA FEZ USO DA ABORDAGEM QUALITATIVA APOIADA NA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS DADOS COLETADOS, UMA VEZ QUE ESSAS ANÁLISES NÃO SE EXCLUEM, MAS SE COMPLEMENTAM, SENDO SUA UTILIZAÇÃO CONCOMITANTE, UM PROCEDIMENTO QUE ENRIQUECE O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO. APROXIMAÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO TAMBÉM FORAM UTILIZADAS COMO BASE DESSA INVESTIGAÇÃO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DOCUMENTAL REALIZADAS DURANTE TODO A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E TEÓRICA, SUBSIDIARAM A ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA EM CORRELAÇÃO COM O CAMPO INTERNACIONAL. APÓS A PESQUISA, VERIFICOU-SE QUE, AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO SUBMETIDAS A UM PROCESSO MULTIFATORIAL DE EXCLUSÃO, PELA DEFICIÊNCIA (INATA OU ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA), E POR SUA CONDIÇÃO DE CLASSE (POBREZA), SUBJUGADOS A LÓGICA CAPITALISTA EXCLUDENTE DA VENDA DA SUA FORÇA DE TRABALHO SOB A VOLUBILIDADE DE AÇÕES DE POLÍTICAS INCLUSIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS PONTUAIS E INEFICAZES. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NESSE SENTIDO, CONFIGURA-SE COMO UMA IMPORTANTE MODALIDADE EDUCACIONAL NO CAMPO BRASILEIRO, TODAVIA, CORROBORA COM O DESENROLAMENTO CONDICIONAL E HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE TODA A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ONDE A INCLUSÃO ENCONTRA-SE À MARGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.