AS IMPLICAÇÕES ACERCA DA ENTRADA TARDIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS OCASIONARAM UM DESSERVIÇO AO PROCESSO REFLEXIVO E CRÍTICO DE ALUNOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À DISCIPLINA. NESTE SENTIDO PODE-SE MENCIONAR UMA QUESTÃO MAIS AGRAVANTE QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA PELOS SUJEITOS SURDOS, QUE TARDIAMENTE E COM DIFICULDADES ADENTRAM NO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ASSIM, PENSAR EM UMA METODOLOGIA ADEQUADA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA OS SURDOS É REFLETIR ACERCA DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS QUE TEMOS NA SOCIEDADE. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO GERAL PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO PEDAGÓGICO INCLUSIVO, QUE POTENCIALIZE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NUMA SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. AO FINAL VERIFICAMOS QUE O USO DO JOGO DIDÁTICO PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MEDIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA POR ALUNOS SURDOS DA EJA, POIS ESTIMULOU A CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES, SENSO DE INICIATIVA E SENDO CRÍTICO. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS PERMITIRAM AOS ALUNOS SURDOS CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAR E REFLETIR SOBRE CONHECIMENTOS QUE ESTÃO NATURALIZADOS NO COTIDIANO, NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA DO SEMIÁRIDO.