O ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, EXAMINANDO COM ATENÇÃO O PAPEL VITAL QUE TEM O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO, PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, INTELECTUAL, EMOCIONAL E SOCIAL. FOCALIZA A ESCOLA COMO CENTRO DE CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS E SOCIOAFETIVAS, CAPAZ DE CRIAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ATRAVÉS DA AÇÃO PEDAGÓGICA QUE TEM COMO PARÂMETRO A EXPRESSÃO CRIADORA. INFERE-SE TAMBÉM NESTA ANÁLISE, UM PEQUENO HISTÓRICO DA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA À LUZ DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS QUE TERCEM REFERÊNCIAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO, SITUANDO-SE AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO MATRIZ DE SUSTENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO QUE TRADUZ A FILOSOFIA DETERMINANTE DO TIPO DE HOMEM QUE SE QUER FORMAR.