NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UM RECORTE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE INVESTIGA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DE SURDOS, CONSIDERANDO-SE A PRÁTICA DE SALA DE AULA. A REFERIDA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA INCLUSIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ESTADO DO PARÁ – BRASIL. O OBJETIVO DA PESQUISA É REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, NAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES, SEJAM SURDOS OU OUVINTES, FOCANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DA LÍNGUA DE SINAIS, COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA, CAPAZ DE CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DOCENTE. TAL OBJETIVO BUSCA ENCONTRAR ESPOSTAS A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: EM QUE TERMOS A FALTA DE CONHECIMENTO E A FALTA DO USO DA LIBRAS, POR PARTE DOS PROFESSORES, PREJUDICA OU NÃO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS? OS PROCEDIMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS ADOTADOS ESTÃO EMBASADOS EM PAULO FREIRE (1996), BRASIL (2017, 2015), BARDIN (2011), MINAYO (2010), DENTRE OUTROS. NESSE SENTIDO FORAM REALIZADOS CÍRCULO DE CULTURA, COM A INTENÇÃO DE VERIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO USO DA LIBRAS PELOS PROFESSORES E PELOS ESTUDANTES; OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE LIBRAS, VISANDO A COMUNICAÇÃO EM LIBRAS E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS A SEREM UTILIZADOS NAS AULAS. OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO DE SABERES, OCASIONANDO MUDANÇAS DE ATITUDES, SUCESSOS NAS APRENDIZAGENS, PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE A LIBRAS, A CULTURA SURDA; ESTUDANTES MAIS CRÍTICOS E CRIATIVOS.