UM DOS ELEMENTOS IMPORTANTES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA É O PIT (PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO) QUE ALIADO AO PEI (PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO) PODERÁ PROMOVER NÃO SÓ UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ, MAS TAMBÉM DE QUALIDADE AOS ALUNOS. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR A VISÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA OBTIDA ATRAVÉS DE FÓRUM DE DISCUSSÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE A ELABORAÇÃO DE TAIS DOCUMENTOS. AVALIAMOS ENTÃO AS CONTRIBUIÇÕES DE 51 PROFESSORES EM UM FÓRUM, SENDO QUE AS RESPOSTAS SE ENCONTRAM ANCORADAS EM SEIS CATEGORIAS PRINCIPAIS. AVALIANDO A CONTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO, OBTIVEMOS OS SEGUINTES RESULTADOS: 19% AFIRMARAM QUE PARA A IMPLANTAÇÃO DO PIT É NECESSÁRIO O ENGAJAMENTO DE TODOS, 17% PARCERIAS, 13% O ENGAJAMENTO DA FAMÍLIA, 13% O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES NOS ALUNOS, 10% TRABALHAR A QUESTÃO DO PRECONCEITO, 7% O ENGAJAMENTO DOS PROFESSORES E 23% APONTARAM OUTROS FATORES. ATRAVÉS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS CATEGORIAS APONTADAS, OBSERVAMOS QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES ALUNOS ACREDITAM NA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS PARA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO, OS MESMOS ACREDITAM QUE TAL DOCUMENTO, PODERÁ DENTRO DA ESCOLA CRIAR MEIOS QUE POSSIBILITEM A TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA O TRABALHO. O TRABALHO SUGERE QUE DE MANEIRA GERAL O PROFESSOR VÊ DE FORMA POSITIVA A IMPLANTAÇÃO DO PIT E QUE DESTACA QUESTÕES IMPORTANTES E QUE AJUDARIAM EM SUA IMPLANTAÇÃO NA ESCOLA, O QUE COLABORARIA DE FORMA SUBSTANCIAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, EM PARTICULAR, INTELECTUAL.