A INCLUSÃO ESCOLAR CONSISTE NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL QUE DESAFIA A ESCOLA A REDIMENSIONAR SUA ESTRUTURA E SUAS AÇÕES E, NESSE SENTIDO, A CRIATIVIDADE SE CONSTITUI COMO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL. EMBASADO NAS DISCUSSÕES DE CRIATIVIDADE COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA, CONFORME PROPOSTO POR MITJÁNS MARTÍNEZ (2002, 2003, 2008), O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO ESTÁ ACONTECENDO A OFERTA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; COMPREENDER A CRIATIVIDADE COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE; ANALISAR COMO A CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA DA SUBJETIVIDADE PODE SE TORNAR UM CATALISADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL. INSCREVE-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERIZANDO-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REVISANDO CONCEITOS RELATIVOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COMPREENSÃO DA CRIATIVIDADE COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA EM SUAS DIMENSÕES INDIVIDUAL E SOCIAL. COMO TODA PESQUISA CIENTÍFICA, ESTE TRABALHO NÃO POSSUI CARÁTER CONCLUSIVO, MAS O DE APRESENTAR CONTRIBUIÇÕES PARA DISCUSSÕES E EMBASAMENTOS PARA PESQUISAS FUTURAS QUE PERMITAM O ENTENDIMENTO IN LOCO DA CRIATIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. OS RESULTADOS POSSIBILITARAM COMPREENDER O CONCEITO DE CRIATIVIDADE COM EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA, QUE SE REVELA NA PRODUÇÃO DE ALGUMA COISA NOVA E VALIOSA EM UM CAMPO DE ATUAÇÃO HUMANA. ENTENDEMOS QUE TAL EXPRESSÃO TEM UMA IMPORTÂNCIA SINGULAR PARA OS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU COM OUTRAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, POIS ESSE PROCESSO AINDA TRAZ IMENSOS DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DOS EDUCADORES E, ASSIM, É FUNDAMENTAL NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS QUE SUPEREM ESSES DESAFIOS.