ALGUNS ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA TEM GERADO NOVAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS QUE CORRESPONDEM AO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. COM ESTE OLHAR, O QUESTIONAMENTO PRINCIPAL DESTE TRABALHO INSTIGA O ENCONTRO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, EXPLANANDO ALGUMAS DEFINIÇÕES DE COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS E O IMPACTO PRODUZIDO NA SUA APRENDIZAGEM. SABE-SE QUE APRENDER É UMA CAPACIDADE QUE NASCE COM TODO SER HUMANO E QUE É DESENVOLVIDA AO LONGO DE TODA VIDA, QUE O APRENDIZADO ESCOLAR É UMA ETAPA ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA. DESTARTE, CONCEBEMOS NESTE ARTIGO O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ALGUNS ENTENDIMENTOS SOBRE O SUJEITO CRIANÇA SURDA E O SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE INTERAÇÃO SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR E DE QUE FORMA A RELAÇÃO DOCENTE E ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA SE ESTABELECE NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DESSE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS DO RESPECTIVO TRABALHO DISPÕEM DA PESQUISA-AÇÃO, CONDUZIDO POR QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ESTRUTURADAS COM A FAMÍLIA E A PROFESSORA DA CRIANÇA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A FIM DE VISUALIZAR A RELAÇÃO ENTRE TODOS QUE CONVIVEM COM A CRIANÇA. BUSCOU-SE EM PIAGET RESPOSTAS PARA COMPREENSÃO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, EM VYGOTSKY PARA CONHECER ASPECTOS IMPORTANTES DO COTIDIANO ESCOLAR E FAMILIAR DA CRIANÇA E SUA INTERAÇÃO SOCIAL, POIS INTERAGINDO COM PESSOAS EM SEU AMBIENTE FAMILIAR E ESCOLAR SUA APRENDIZAGEM TAMBÉM VAI SE EFETIVANDO.