A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ FUNDAMENTADA NOS DIREITOS À EDUCAÇÃO, À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E À PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. NO ENTANTO AINDA EXISTEM MUITOS OBSTÁCULOS NO SISTEMA DE ENSINO COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA, VISTO QUE AS ESCOLAS ACABAM AFASTANDO OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NE) E PRIVILEGIANDO ALUNOS CONSIDERADOS IDEAIS. DENTRE OS INDIVÍDUOS COM NE, TEMOS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS (CEGAS OU COM BAIXA VISÃO). NO BRASIL, CERCA DE 6,5 MILHÕES DE PESSOAS POSSUEM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL E, APESAR DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ASSEGURAR O DIREITO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS AINDA É UM DESAFIO. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO APRESENTA A PRODUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) ADAPTADA PARA PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO, DE FORMA A CONTEXTUALIZAR O ENSINO DOS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURA, ALÉM DE AUXILIAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PROMOVENDO O ENSINO DE QUÍMICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. POSTERIORMENTE À SUA ADAPTAÇÃO, O MATERIAL FOI AVALIADO POR REVISORES CEGOS E POR MEIO DE FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS (DOIS CEGOS E TRÊS COM BAIXA VISÃO) DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC), A FIM DE QUE O MATERIAL FOSSE VERIFICADO QUANTO À SUA EFICIÊNCIA E APLICABILIDADE, SENDO APROVADO PARA A REPLICAÇÃO E REGISTRO NA DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL ESPECIALIZADO DO DEPARTAMENTO TÉCNICO-ESPECIALIZADO (DPME-DTE) DO IBC.