NESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE AVALIAR A EFETIVA FUNCIONALIDADE DE RECURSOS TÁTEIS ARTESANAIS E SEU DESEMPENHO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ALUNOS COM CEGUEIRA. A PESQUISA CENTRA-SE NA ANÁLISE DA PROPOSTA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ARTESANAIS COMO RECURSOS POTENCIAIS PARA A COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR PARTE DE UMA ALUNA CEGA DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA BAIANO. OS CONCEITOS TEÓRICOS QUE NORTEARAM ESTE ESTUDO ESTÃO VOLTADOS À ARGUMENTAÇÃO EM FAVOR DO FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS QUE FAVOREÇAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DE RECURSOS ASSISTIVOS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA FOI A PRINCIPAL PERSPECTIVA PROCEDIMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, PORÉM FEZ-SE USO TAMBÉM DE INSTRUMENTO DA PESQUISA QUANTITATIVA. CONCLUI-SE QUE, CONFORME OS RELATOS E ÍNDICES APRESENTADOS NA COLETA DOS DADOS, OS MATERIAIS TÁTEIS ARTESANAIS UTILIZADOS COM A ALUNA CEGA, ATINGEM SEU OBJETIVO DIDÁTICO, PEDAGÓGICO E SOCIAL, FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS E CONTRIBUINDO PARA A INCLUSÃO E INTERAÇÃO SOCIAL NÃO SOMENTE DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM DE TODOS OS DEMAIS DISCENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.