OS DADOS DISCUTIDOS NO PRESENTE ARTIGO SÃO ORIUNDOS DA PESQUISA-MÃE, “DESAFIOS DA ESCOLA NA ATUALIDADE: QUAL ESCOLA PARA O SÉCULO XXI? UMA PESQUISA COM VÁRIOS ATORES NO ESTADO DE SP”, DESENVOLVIDA PELO CEPID. O TRABALHO AQUI APRESENTADO VISA DISCUTIR COMO TEMÁTICAS REFERENTES A VULNERABILIDADES REVELAM-SE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS, ESPECIFICAMENTE: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. UTILIZOU-SE PARA A COLETA DE DADOS UM SURVEY. FORAM 5005 RESPONDENTES, EDUCADORES DAS 91 DIRETORIAS DE ENSINO. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM JÁ SÃO ABORDADAS NA ESCOLA PARA CERCA DE 67,5% DOS EDUCADORES, OCUPANDO A PRIMEIRA POSIÇÃO; ESTE TEMA OCUPA A 10A NO QUE SE REFERE AOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA ESCOLA E 11A COMO TEMA QUE DEVE SER DEBATIDO NA ESCOLA. O DESCRITOR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É O ÚLTIMO, DENTRE OS ELENCADOS, QUE DEVE SER ABORDADO NA ESCOLA (36,5%) E O ÚLTIMO CONSIDERADO UM DESAFIO (20,5%). TAIS DADOS SUGEREM QUE MUITOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO AINDA NÃO COMPREENDEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COMO UMA DE SUAS ATRIBUIÇÕES, O QUE VAI DE ENCONTRO A PERSPECTIVA DE QUE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA TEM DIREITO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. É FUNDAMENTAL QUE OS PROFESSORES TENHAM ACESSO A FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO VOLTADAS A SUPRIR ESSA DEMANDA, PARA A REFLEXÃO E CONHECIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS QUE ATENDAM AOS ALUNOS E SUAS PARTICULARIDADES, GARANTIDOS PELO ESTADO, NO CASO DA ESCOLA PÚBLICA, DE MODO QUE POSSIBILITE ENVOLVER OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A COMUNIDADE.