O PRESENTE ARTIGO REFLETE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, COLOCANDO COMO EXEMPLO EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PROPOSTA FOI DISCUTIR SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE DUAS DOCENTES E SEUS ALUNOS COM AUTISMO EM CLASSES INICIAIS. FOCANDO-SE NO OBJETIVO DE ENTENDER QUAIS OS CAMINHOS DEVEMOS TOMAR PARA MELHOR ATENDER ESSES ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS. REALIZOU-SE ENTREVISTAS COM AS DUAS PROFESSORAS PARA AVALIAR O PADRÃO DE INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E COMO METODOLOGIA, UTILIZOU-SE UMA ESTRATÉGIA QUALITATIVO-DISSERTATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. BASEANDO-SE NAS PERTINENTES ÀS CONTRIBUIÇÕES DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI SOBRE A APRENDIZAGEM COM O ENFOQUE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM AUTISMO, O TEXTO TRAZ AS AFIRMAÇÕES APRESENTADAS POR VIGOTSKI MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SOBRETUDO AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. ENTENDE-SE A CAMINHADA DO MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS MOMENTOS FAVORÁVEIS PARA SUA EVOLUÇÃO E COMO É IMPORTANTE A CONSCIENTIZAÇÃO E O INVESTIMENTO DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DA INCLUSÃO E COMPREENDEM-SE AS PARTICULARIDADES DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE AUTISMO. OBSERVARAM-SE OS RELATOS DE PROFESSORAS, SEUS DESAFIOS E SUPERAÇÕES NORTEADAS POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. QUE FORAM EXPOSTOS POR MEIO DE SUAS FALAS APRESENTANDO OS PONTOS RELEVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CONTADO PELAS PROFESSORAS E COMO É IMPORTANTE A INTERAÇÃO PARA UM RESULTADO SIGNIFICATIVO.