Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS: PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE

Palavra-chaves: MOOC, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA, INCLUSÃO, PRÁTICAS Artigo Completo AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72507
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 872
    "titulo" => "MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS: PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE"
    "resumo" => "MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS) ESTÃO EM EVIDÊNCIA NA ATUALIDADE, E EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS INOVADORAS E COMPROMETIMENTO EM AMPLIAR O ACESSO À APRENDIZAGEM ESTÃO ALCANÇANDO RECONHECIMENTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. APESAR DESSES PONTOS POSITIVOS, PERCEBE-SE QUE ALGUNS CURSOS PODEM NÃO SER PREPARADOS PARA ALCANÇAR TODOS OS PERFIS DE ESTUDANTES, EM ESPECIAL OS PARTICIPANTES COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ESSA PESQUISA TRAZ UM OLHAR PARA A NECESSIDADE DE DESENVOLVER MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS, BUSCANDO RESPALDO NA LITERATURA PARA EXTRAIR ALGUMAS PRÁTICAS QUE POSSAM COLABORAR PARA A MELHORIA E ADEQUAÇÃO DE MOOCS EM DIREÇÃO À INCLUSÃO. OS RESULTADOS PERMITIRAM A COMPOSIÇÃO DE UMA LISTA CONSTITUÍDA DE 10 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE, AS QUAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O ALCANCE DE UMA EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital"
    "palavra_chave" => "MOOC, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA, INCLUSÃO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA2_ID872_22092020135005.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAPOLIANA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAPOLIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souzapoliana2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72507
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 872
    "titulo" => "MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS: PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO ON-LINE"
    "resumo" => "MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS) ESTÃO EM EVIDÊNCIA NA ATUALIDADE, E EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS INOVADORAS E COMPROMETIMENTO EM AMPLIAR O ACESSO À APRENDIZAGEM ESTÃO ALCANÇANDO RECONHECIMENTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. APESAR DESSES PONTOS POSITIVOS, PERCEBE-SE QUE ALGUNS CURSOS PODEM NÃO SER PREPARADOS PARA ALCANÇAR TODOS OS PERFIS DE ESTUDANTES, EM ESPECIAL OS PARTICIPANTES COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ESSA PESQUISA TRAZ UM OLHAR PARA A NECESSIDADE DE DESENVOLVER MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS, BUSCANDO RESPALDO NA LITERATURA PARA EXTRAIR ALGUMAS PRÁTICAS QUE POSSAM COLABORAR PARA A MELHORIA E ADEQUAÇÃO DE MOOCS EM DIREÇÃO À INCLUSÃO. OS RESULTADOS PERMITIRAM A COMPOSIÇÃO DE UMA LISTA CONSTITUÍDA DE 10 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE, AS QUAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O ALCANCE DE UMA EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital"
    "palavra_chave" => "MOOC, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA, INCLUSÃO, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA2_ID872_22092020135005.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAPOLIANA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NAPOLIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souzapoliana2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS) ESTÃO EM EVIDÊNCIA NA ATUALIDADE, E EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS INOVADORAS E COMPROMETIMENTO EM AMPLIAR O ACESSO À APRENDIZAGEM ESTÃO ALCANÇANDO RECONHECIMENTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. APESAR DESSES PONTOS POSITIVOS, PERCEBE-SE QUE ALGUNS CURSOS PODEM NÃO SER PREPARADOS PARA ALCANÇAR TODOS OS PERFIS DE ESTUDANTES, EM ESPECIAL OS PARTICIPANTES COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ESSA PESQUISA TRAZ UM OLHAR PARA A NECESSIDADE DE DESENVOLVER MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS, BUSCANDO RESPALDO NA LITERATURA PARA EXTRAIR ALGUMAS PRÁTICAS QUE POSSAM COLABORAR PARA A MELHORIA E ADEQUAÇÃO DE MOOCS EM DIREÇÃO À INCLUSÃO. OS RESULTADOS PERMITIRAM A COMPOSIÇÃO DE UMA LISTA CONSTITUÍDA DE 10 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE, AS QUAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O ALCANCE DE UMA EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.