MASSIVE OPEN ONLINE COURSES (MOOCS) ESTÃO EM EVIDÊNCIA NA ATUALIDADE, E EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS INOVADORAS E COMPROMETIMENTO EM AMPLIAR O ACESSO À APRENDIZAGEM ESTÃO ALCANÇANDO RECONHECIMENTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. APESAR DESSES PONTOS POSITIVOS, PERCEBE-SE QUE ALGUNS CURSOS PODEM NÃO SER PREPARADOS PARA ALCANÇAR TODOS OS PERFIS DE ESTUDANTES, EM ESPECIAL OS PARTICIPANTES COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. DIANTE DISSO, ESSA PESQUISA TRAZ UM OLHAR PARA A NECESSIDADE DE DESENVOLVER MOOCS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS, BUSCANDO RESPALDO NA LITERATURA PARA EXTRAIR ALGUMAS PRÁTICAS QUE POSSAM COLABORAR PARA A MELHORIA E ADEQUAÇÃO DE MOOCS EM DIREÇÃO À INCLUSÃO. OS RESULTADOS PERMITIRAM A COMPOSIÇÃO DE UMA LISTA CONSTITUÍDA DE 10 PRÁTICAS FUNDAMENTAIS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO ELEMENTOS DE ACESSIBILIDADE, AS QUAIS PODEM CONTRIBUIR PARA O ALCANCE DE UMA EDUCAÇÃO ON-LINE INCLUSIVA.