O PRESENTE ARTIGO RELATA ACERCA DA RESILIÊNCIA E DA ESPIRITUALIDADE, TEMÁTICAS CADA VEZ MAIS PRESENTES NA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O EXERCÍCIO E OS EFEITOS DA RESILIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE NAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO “CLUBE DO LIVRO”, DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS RECIFE. PARA TANTO, A PARTIR DA BUSCA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS, FOI DESENVOLVIDA UMA ANÁLISE QUE INVESTIGA A ATUAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO, REVELANDO AS INFLUÊNCIAS HISTÓRICAS E ESTUDOS RECENTES A RESPEITO DESTA EDUCAÇÃO FORNECIDA. NESSE SENTIDO, E PARA AMPARAR ESSA DISCUSSÃO, BUSCARAM-SE AUTORES IMPORTANTES COMO CHEQUINI (2007), WALSH (2005) E MINAYO (2003). O RESULTADO REVELA COMO A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO, EM ESPECIAL OS CLUBES DE LEITURA, PODEM SER ELEMENTOS FORMADORES DE ESTUDANTES MAIS CRÍTICOS, ALÉM DA CAPACIDADE DE SE TORNAREM AGENTES QUE PROPORCIONAM UMA EDUCAÇÃO MAIS HOLÍSTICA E INTEGRAL.