PRETENDE-SE, NO PRESENTE ARTIGO, COMPREENDER O PAPEL DO PEDAGOGO HOSPITALAR E OS TIPOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO QUE PODEM SER REALIZADOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENFERMAS NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO. O MÉTODO UTILIZADO FOI UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO DE ESTUDOS E PESQUISAS QUE ABORDAM A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR E OS PRINCIPAIS TIPOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO E REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NO CONTEXTO HOSPITALAR. OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA, APONTAM NOTADAMENTE A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS INFANTO-JUVENIL NOS HOSPITAIS DANDO CONTINUIDADE AO PROCESSO EDUCACIONAL FORA DO ENSINO FORMAL. CONTUDO, AINDA É NECESSÁRIA UMA VISIBILIDADE DO PROFISSIONAL PEDAGOGO POR PARTE DA SOCIEDADE, DO ESTADO E DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, AUMENTANDO DESTA FORMA O MERCADO DE TRABALHO PARA O PEDAGOGO, E TAMBÉM GARANTIR PARA AS CRIANÇAS E JOVENS, O DIREITO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE FORA DO CONTEXTO ESCOLAR.