NOS DIAS ATUAIS, A EDUCAÇÃO, EM TODO O MUNDO, PASSA POR VÁRIOS DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID - 19. OS ATORES EDUCACIONAIS TIVERAM O SEU TRABALHO INTERROMPIDO REPENTINAMENTE E PRECISARAM SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DO ENSINO VIRTUAL. O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO SE DEBRUÇA SOBRE A REALIDADE ENFRENTADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - CAMPUS SOUSA, COM O OBJETIVO DE CONHECER A REALIDADE DOS ALUNOS DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO AO ACESSO À INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA PODEREM ACOMPANHAR AS AULAS VIRTUAIS OFERTADAS. ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BASEADA NA ANÁLISE DA PESQUISA DE CONECTIVIDADE REALIZADA PELO CAMPUS EM QUESTÃO, BEM COMO A PUBLICAÇÃO DE EDITAIS QUE OFERTARAM AUXÍLIO DIGITAL PARA ESTUDANTES MAIS VULNERÁVEIS. ENTENDENDO, ANTES DE TUDO, O ACESSO À EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO HUMANO E A PREMENTE NECESSIDADE DE SE INCLUIR E PROPORCIONAR IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA PARTICIPAREM DAS AULAS AQUELES COM MENORES CONDIÇÕES DE ACESSO. A REFERIDA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE FORMULÁRIO ON LINE CONFECCIONADO NO GOOGLE DOCS, REVELANDO QUE 810 ESTUDANTES RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO, DENTRE OS 1.156 ESTUDANTES MATRICULADOS. DA TOTALIDADE DE RESPOSTAS, 81% AFIRMARAM QUE ACESSAM A INTERNET DIARIAMENTE, 18% ESPORADICAMENTE (DE VEZ EM QUANDO) E 1% NÃO TEM ACESSO À INTERNET, DENTRE OUTROS DADOS OBTIDOS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE O CAMPUS DESENVOLVEU AÇÕES VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO AO ENSINO VIRTUAL AOS ESTUDANTES, EMBORA NÃO TENHA CONSEGUIDO ATINGIR, ATÉ O MOMENTO, A TOTALIDADE DOS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO.