ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO A IMAGEM FOTOGR?FICA PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS MATEM?TICOS DE ALUNOS AUTISTAS. ACREDITAMOS QUE SEJA IMPORTANTE EDUCAR OS ALUNOS POR MEIO DE RECURSOS IMAG?TICOS, RATIFICANDO A IMPORT?NCIA DA VISUALIDADE, DE FORMA QUE OS MESMOS POSSAM SE SENTIR PREPARADOS PARA RESSIGNIFICAR SUAS LEITURAS DE RECURSOS IMAG?TICOS, AGREGANDO AS INFORMA??ES EXTRA?DAS DESSA IMAGEM ? SUA REALIDADE. PARA ISSO, REFLETIMOS SOBRE UMA OPORTUNIDADE DE ESTARMOS EM SALA DE AULA DE UMA ESCOLA P?BLICA PARA ENSINAR CONTE?DOS GEOM?TRICOS A ALUNOS AUTISTAS. REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO FOTOGR?FICO NOS PONTOS TUR?STICOS DA CIDADE DE AREIA/PB, ANALISANDO COMO RECURSOS IMAG?TICOS PODEM NOS AUXILIAR NOS PROCESSOS QUE VISAM O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ABSTRA??O, GENERALIZA??O E VISUALIZA??O. OS RESULTADOS NOS MOSTRARAM QUE, POR MEIO DA VISUALIZA??O, ESSA PROPOSTA PODE LEVAR O ALUNO A REALIZAR DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTA??O DO OBJETO, CRIANDO DIFERENTES FORMAS DE VISUALIZA??O QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE A AN?LISE COGNITIVA DE UMA ATIVIDADE MATEM?TICA E O FUNCIONAMENTO DO PENSAMENTO EM MATEM?TICA