CAMARGO, Camila Grangeiro et al.. Relato de experiência: inclusão social no futsal. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72580>. Acesso em: 05/11/2024 03:02
O AMBIENTE ESPORTIVO ? DE SUMA IMPORT?NCIA NA VIDA DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES PARA QUE ELES SE DESENVOLVAM. NO ESPORTE, ELES APRENDEM A SE RECONHECER MELHOR, APRENDEM SUAS HABILIDADES, DESENVOLVEM SEUS ASPECTOS MOTORES, EMOCIONAIS, AFETIVOS E MORAIS. O PROJETO LABORAT?RIO PEDAG?GICO: ESPORTE, SA?DE E LAZER DO DEPARTAMENTO DE EDUCA??O F?SICA, OFERECE V?RIAS MODALIDADES, DENTRE ELAS, O FUTSAL. ELE AGE COMO UMA FORMA ALTERNATIVA PARA QUE OS ALUNOS N?O OCUPEM O SEU TEMPO OCIOSO NO MUNDO DO CRIME E DAS DROGAS. AS AULAS S?O PREPARADAS E MINISTRADAS POR ALUNOS DA GRADUA??O EM EDUCA??O F?SICA NA UEPB, ORIENTADOS PELA COORDENADORA DO PROJETO ANNY SIONARA MOURA LIMA DANTAS. O PROJETO AGREGA AULAS NO PER?ODO DA MANH? DAS 7H30 ?S 9H30 E NO PER?ODO DA TARDE DAS 13H30 AS 15H30, TODAS AS TER?AS E QUINTAS- FEIRAS (EXCETO FERIADOS). AS AULAS DO FUTSAL S?O EXPOSITIVO DIALOGADAS, NAS QUAIS, S?O INFORMADAS AOS ALUNOS QUAIS AS ATIVIDADES QUE DEVEM REALIZAR E OS PROFESSORES OS AUXILIAM EM SUAS DIFICULDADES AO LONGO DAS AULAS, NOTOU-SE QUE OS ALUNOS TIVERAM UM DESENVOLVIMENTO GRADATIVO NO QUE SE DIZ RESPEITO AOS FUNDAMENTOS DO FUTSAL, AO PROGRESSO NA PARTE COGNITIVA E TAMB?M NA QUEST?O DE SE SENTIREM INCLU?DOS DE ACORDO COM SUA REALIDADE. PODEMOS OBSERVAR TAMB?M QUE HOUVE UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA EM RELA??O AO COMPORTAMENTO DISCIPLINAR DE MUITOS DELES E MUDAN?AS DE PERSPECTIVA DE VIDA. POR FIM, ? POSS?VEL AFIRMAR QUE O ESPORTE ? UMA DAS MELHORES OP??ES PARA MELHORIAS NA VIDA DAS PESSOAS, TANTO NO QUESITO SA?DE, COMO NA SOCIABILIDADE.