RESUMO
ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO ?MBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCA??O - FORMA??O DE PROFESSORES E PR?TICAS INTERDISCIPLINARES DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA. TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO AS PR?TICAS PEDAG?GICAS DOS PROFESSORES, QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA - PE CONTEMPLAM AS ORIENTA??ES ENCONTRADAS NAS ESTRAT?GIAS 4.4 E 4.9 DA META 04 DO PLANO NACIONAL DE EDUCA??O, RELATIVAS A AVALIA??O COM OS ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AO ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO AEE. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 16 PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE 08 ESCOLAS MUNICIPAIS DO 1? AO 9?, NA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE PETROLINA ? PE. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE APRIMORAR O MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO POR PARTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O JUNTOS AS ESCOLAS, NAS A??ES DE EDUCA??O ESPECIAL, DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AVALIA??O DO DESENVOLVIMENTO DESSES ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O ESPECIAL; PLANO NACIONAL DE EDUCA??O; AVALIA??O E MONITORAMENTO.