O TRABALHO APRESENTA DADOS DE UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE TEM COMO TEMA CENTRAL A
EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE FORAM APRESENTADOS EM DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UM
OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E OUTRO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O OBJETIVO É
IDENTIFICAR QUAL A FREQUÊNCIA DO TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS CANDIDATOS AOS
TÍTULOS DE MESTRE E DOUTOR DESSES PROGRAMAS E, ASSIM, VERIFICAR EM QUAIS SEGMENTOS ALINHAM-SE AS
DISCUSSÕES DO TEMA EM QUESTÃO. O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E
UTILIZOU, EM SUA TÉCNICA, O MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO INDICADOS, QUE ADOTOU COMO CRITÉRIO O RECORTE TEMPORAL DE 2016 A 2019 E A INCIDÊNCIA DAS
PROBLEMÁTICAS TRABALHADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. SIMULTANEAMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A EXTRAÇÃO DA BASE TEÓRICA SOBRE AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA EDUCAÇÃO
ESPECIAL. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, IDENTIFICAM LACUNAS MEDIANTE A ESCASSEZ DE TRABALHOS
DESENVOLVIDOS SOB O PRISMA DESSA TEMÁTICA E MOSTRAM, AINDA, A NECESSIDADE DE SE ESTIMULAR A PRODUÇÃO
CIENTÍFICA NESSA ÁREA, NO PROPÓSITO DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
EMERGENTES RELACIONADOS A ESSA DEMANDA