Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, PESQUISA, Artigo Completo AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72560
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ"
    "resumo" => """
      O TRABALHO APRESENTA DADOS DE UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE TEM COMO TEMA CENTRAL A\r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE FORAM APRESENTADOS EM DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UM\r\n
      OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E OUTRO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O OBJETIVO É\r\n
      IDENTIFICAR QUAL A FREQUÊNCIA DO TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS CANDIDATOS AOS\r\n
      TÍTULOS DE MESTRE E DOUTOR DESSES PROGRAMAS E, ASSIM, VERIFICAR EM QUAIS SEGMENTOS ALINHAM-SE AS\r\n
      DISCUSSÕES DO TEMA EM QUESTÃO. O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E\r\n
      UTILIZOU, EM SUA TÉCNICA, O MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO INDICADOS, QUE ADOTOU COMO CRITÉRIO O RECORTE TEMPORAL DE 2016 A 2019 E A INCIDÊNCIA DAS\r\n
      PROBLEMÁTICAS TRABALHADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. SIMULTANEAMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA\r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A EXTRAÇÃO DA BASE TEÓRICA SOBRE AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA EDUCAÇÃO\r\n
      ESPECIAL. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA DA\r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, IDENTIFICAM LACUNAS MEDIANTE A ESCASSEZ DE TRABALHOS\r\n
      DESENVOLVIDOS SOB O PRISMA DESSA TEMÁTICA E MOSTRAM, AINDA, A NECESSIDADE DE SE ESTIMULAR A PRODUÇÃO\r\n
      CIENTÍFICA NESSA ÁREA, NO PROPÓSITO DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS\r\n
      EMERGENTES RELACIONADOS A ESSA DEMANDA
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, PESQUISA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID660_20072020145415.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAQUINA IANCA DOS SANTOS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "IANCA MIRANDA"
    "autor_email" => "joaquinaianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72560
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 660
    "titulo" => "PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ"
    "resumo" => """
      O TRABALHO APRESENTA DADOS DE UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE TEM COMO TEMA CENTRAL A\r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE FORAM APRESENTADOS EM DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UM\r\n
      OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E OUTRO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O OBJETIVO É\r\n
      IDENTIFICAR QUAL A FREQUÊNCIA DO TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS CANDIDATOS AOS\r\n
      TÍTULOS DE MESTRE E DOUTOR DESSES PROGRAMAS E, ASSIM, VERIFICAR EM QUAIS SEGMENTOS ALINHAM-SE AS\r\n
      DISCUSSÕES DO TEMA EM QUESTÃO. O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E\r\n
      UTILIZOU, EM SUA TÉCNICA, O MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO INDICADOS, QUE ADOTOU COMO CRITÉRIO O RECORTE TEMPORAL DE 2016 A 2019 E A INCIDÊNCIA DAS\r\n
      PROBLEMÁTICAS TRABALHADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. SIMULTANEAMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA\r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A EXTRAÇÃO DA BASE TEÓRICA SOBRE AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA EDUCAÇÃO\r\n
      ESPECIAL. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA DA\r\n
      EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, IDENTIFICAM LACUNAS MEDIANTE A ESCASSEZ DE TRABALHOS\r\n
      DESENVOLVIDOS SOB O PRISMA DESSA TEMÁTICA E MOSTRAM, AINDA, A NECESSIDADE DE SE ESTIMULAR A PRODUÇÃO\r\n
      CIENTÍFICA NESSA ÁREA, NO PROPÓSITO DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS\r\n
      EMERGENTES RELACIONADOS A ESSA DEMANDA
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, PESQUISA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID660_20072020145415.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAQUINA IANCA DOS SANTOS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "IANCA MIRANDA"
    "autor_email" => "joaquinaianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O TRABALHO APRESENTA DADOS DE UM MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE TEM COMO TEMA CENTRAL A EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE FORAM APRESENTADOS EM DOIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UM OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E OUTRO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. O OBJETIVO É IDENTIFICAR QUAL A FREQUÊNCIA DO TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS CANDIDATOS AOS TÍTULOS DE MESTRE E DOUTOR DESSES PROGRAMAS E, ASSIM, VERIFICAR EM QUAIS SEGMENTOS ALINHAM-SE AS DISCUSSÕES DO TEMA EM QUESTÃO. O ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E UTILIZOU, EM SUA TÉCNICA, O MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO INDICADOS, QUE ADOTOU COMO CRITÉRIO O RECORTE TEMPORAL DE 2016 A 2019 E A INCIDÊNCIA DAS PROBLEMÁTICAS TRABALHADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. SIMULTANEAMENTE, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A EXTRAÇÃO DA BASE TEÓRICA SOBRE AS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEMA EDUCAÇÃO ESPECIAL. OS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, IDENTIFICAM LACUNAS MEDIANTE A ESCASSEZ DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOB O PRISMA DESSA TEMÁTICA E MOSTRAM, AINDA, A NECESSIDADE DE SE ESTIMULAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NESSA ÁREA, NO PROPÓSITO DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS EMERGENTES RELACIONADOS A ESSA DEMANDA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.