O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO CONHECER O QUE VEM SENDO PESQUISADO PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE, CUJAS BASES DE DADOS INVESTIGADAS FORAM AS PLATAFORMAS DIGITAIS DA REVISTA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). USANDO COMO DESCRITORES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL, E INCLUSÃO, A INVESTIGAÇÃO SE APOIA NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA E O INTERSTÍCIO DEFINIDO PARA O ESTUDO FOI DE 2008 A 2019. O MAPEAMENTO IDENTIFICOU 17 ARTIGOS QUE VERSAM SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO. OS TRABALHOS TRAZEM COMO PONTO COMUM AS FRAGILIDADES AINDA PRESENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NA FORMAÇÃO DOCENTE. A ANÁLISE DAS PRODUÇÕES REVELOU UMA CARÊNCIA DE DADOS EMPÍRICOS SOBRE A TEMÁTICA E A NECESSIDADE DE PESQUISAS QUE SE APROXIMAM DA REALIDADE DO PROFESSOR, ALÉM DISSO, NÃO FORAM ENCONTRADAS PUBLICAÇÕES DE UNIVERSIDADES DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL, REVELANDO A IMPORTÂNCIA DE EMPREENDER MAIS ESTUDOS NESSAS REGIÕES DO PAÍS.