ATUALMENTE, A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS VISIBILIDADE.
EM ESPECIAL, DIANTE DAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE E DE DIVERSAS NOTÍCIAS DE SUICÍDIOS
RELACIONADOS A QUESTÕES ACADÊMICAS. FRENTE A ISSO SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO CRIAR E OFERTAR
ESPAÇOS DE ATENÇÃO E SUPORTE PSICOLÓGICO ESTUDANTIL, DE MODO A ATENTAR TAMBÉM PARA A PROMOÇÃO DA
PERMANÊNCIA E CONSEQUENTEMENTE, PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. O
PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A EFETIVIDADE DOS GRUPOS DE APOIO ENQUANTO ESPAÇOS DE PROMOÇÃO À
AFILIAÇÃO ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE
CRIATIVIDADE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM SEIS ESTUDANTES QUE
PARTICIPARAM DE UM GRUPO DE APOIO ACADÊMICO REALIZADO POR MEIO DE OFICINAS DE CRIATIVIDADE NO
SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. O MATERIAL COLETADO FOI
ANALISADO ATRAVÉS DA ANÁLISE TEMÁTICA, UMA MODALIDADE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. AS CATEGORIAS
ENCONTRADAS NOS RESULTADOS FORAM: OBSTÁCULOS À PERMANÊNCIA; CONSEQUÊNCIAS DAS ADVERSIDADES;
OFICINAS COMO RESILIÊNCIA; MUDANÇAS E POTENCIALIDADES. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA MELHORA
NA FORMA COMO OS ESTUDANTES LIDAM COM QUESTÕES DA UNIVERSIDADE E AS OFICINAS MOSTRARAM SER
ESTRATÉGIAS PROMISSORAS PARA ESSE OBJETIVO. CONSIDERA-SE QUE O GRUPO DE APOIO FOI UM INSTRUMENTO
VALIOSO PARA A PROMOÇÃO DA AFILIAÇÃO ESTUDANTIL ENTRE OS PARTICIPANTES, SE TORNANDO UM MEDIADOR PARA A
PERMANÊNCIA.