OS DESAFIOS ACERCA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM
SALA DE AULA: QUAIS FORMAÇÕES? QUAIS DEMANDAS?
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72550 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 660 "titulo" => """ OS DESAFIOS ACERCA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O\r\n ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM\r\n SALA DE AULA: QUAIS FORMAÇÕES? QUAIS DEMANDAS? """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR QUAIS S?O AS MAIORES DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM TERMOS DE ADAPTA??O CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM SALA DE AULA. AL?M DISSO, O ESTUDO NOS PERMITE DEBATER SOLU??ES PARA ENGENDRAR INFORMA??ES AOS PROFESSORES, COM\r\n O INTUITO DE AUXILI?-LOS EM SUAS A??ES PEDAG?GICAS PARA QUE, DE FATO, A INCLUS?O DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ACONTE?A. O INTERESSE EM REALIZAR TAL PROCESSO DE INQUIRI??O SURGIU POR MEIO DO EST?GIO SUPERVISIONADO DE GEST?O E COORDENA??O EM AMBIENTES ESCOLARES INTEGRADO NO CURR?CULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?. A EXPERI?NCIA\r\n NOS PERMITIU DIALOGAR COM UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), A QUAL RELATOU QUE MESMO QUE A INCLUS?O DE ALUNOS ESPECIAIS EXISTA, AINDA S?O PERCEPT?VEIS AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM RELA??O AO PLANEJAMENTO E ? ARTICULA??O DOS CONTE?DOS PREVISTOS PELAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA ESTRUTURA CURRICULAR. AP?S A EXPERI?NCIA RELATADA NO\r\n EST?GIO, FOI APLICADA A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE DOCUMENTOS QUE TRATAM DA REFERIDA TEM?TICA, COM O INTUITO DE ENTENDER A FORMA??O DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ?REA E ESTABELECER DEMANDAS PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS QUE NECESSITAM DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL\r\n ESPECIALIZADO. DESSA FORMA, PERMITINDO QUE A EDUCA??O DE FATO SE TORNE UNIVERSAL, DEMOCR?TICA E DE QUALIDADE PARA TODOS. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID660_19102020020032.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUINA IANCA DOS SANTOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "IANCA MIRANDA" "autor_email" => "joaquinaianca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72550 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 660 "titulo" => """ OS DESAFIOS ACERCA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O\r\n ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM\r\n SALA DE AULA: QUAIS FORMAÇÕES? QUAIS DEMANDAS? """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR QUAIS S?O AS MAIORES DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM TERMOS DE ADAPTA??O CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM SALA DE AULA. AL?M DISSO, O ESTUDO NOS PERMITE DEBATER SOLU??ES PARA ENGENDRAR INFORMA??ES AOS PROFESSORES, COM\r\n O INTUITO DE AUXILI?-LOS EM SUAS A??ES PEDAG?GICAS PARA QUE, DE FATO, A INCLUS?O DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ACONTE?A. O INTERESSE EM REALIZAR TAL PROCESSO DE INQUIRI??O SURGIU POR MEIO DO EST?GIO SUPERVISIONADO DE GEST?O E COORDENA??O EM AMBIENTES ESCOLARES INTEGRADO NO CURR?CULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?. A EXPERI?NCIA\r\n NOS PERMITIU DIALOGAR COM UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), A QUAL RELATOU QUE MESMO QUE A INCLUS?O DE ALUNOS ESPECIAIS EXISTA, AINDA S?O PERCEPT?VEIS AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM RELA??O AO PLANEJAMENTO E ? ARTICULA??O DOS CONTE?DOS PREVISTOS PELAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA ESTRUTURA CURRICULAR. AP?S A EXPERI?NCIA RELATADA NO\r\n EST?GIO, FOI APLICADA A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE DOCUMENTOS QUE TRATAM DA REFERIDA TEM?TICA, COM O INTUITO DE ENTENDER A FORMA??O DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ?REA E ESTABELECER DEMANDAS PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS QUE NECESSITAM DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL\r\n ESPECIALIZADO. DESSA FORMA, PERMITINDO QUE A EDUCA??O DE FATO SE TORNE UNIVERSAL, DEMOCR?TICA E DE QUALIDADE PARA TODOS. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO CURRICULAR, ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID660_19102020020032.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAQUINA IANCA DOS SANTOS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "IANCA MIRANDA" "autor_email" => "joaquinaianca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }