ESTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR QUAIS S?O AS MAIORES DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM TERMOS DE ADAPTA??O CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO INDIVIDUAL EM SALA DE AULA. AL?M DISSO, O ESTUDO NOS PERMITE DEBATER SOLU??ES PARA ENGENDRAR INFORMA??ES AOS PROFESSORES, COM
O INTUITO DE AUXILI?-LOS EM SUAS A??ES PEDAG?GICAS PARA QUE, DE FATO, A INCLUS?O DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ACONTE?A. O INTERESSE EM REALIZAR TAL PROCESSO DE INQUIRI??O SURGIU POR MEIO DO EST?GIO SUPERVISIONADO DE GEST?O E COORDENA??O EM AMBIENTES ESCOLARES INTEGRADO NO CURR?CULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?. A EXPERI?NCIA
NOS PERMITIU DIALOGAR COM UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), A QUAL RELATOU QUE MESMO QUE A INCLUS?O DE ALUNOS ESPECIAIS EXISTA, AINDA S?O PERCEPT?VEIS AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM RELA??O AO PLANEJAMENTO E ? ARTICULA??O DOS CONTE?DOS PREVISTOS PELAS DISCIPLINAS OBRIGAT?RIAS DA ESTRUTURA CURRICULAR. AP?S A EXPERI?NCIA RELATADA NO
EST?GIO, FOI APLICADA A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE DOCUMENTOS QUE TRATAM DA REFERIDA TEM?TICA, COM O INTUITO DE ENTENDER A FORMA??O DE PROFESSORES QUE ATUAM NA ?REA E ESTABELECER DEMANDAS PARA O APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS QUE NECESSITAM DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO. DESSA FORMA, PERMITINDO QUE A EDUCA??O DE FATO SE TORNE UNIVERSAL, DEMOCR?TICA E DE QUALIDADE PARA TODOS.