PDI NA PERSPECTIVA DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO
INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM DAS ALUNAS SURDAS EM ESCOLAS
DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72555 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => """ PDI NA PERSPECTIVA DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO\r\n INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE\r\n ENSINO APRENDIZAGEM DAS ALUNAS SURDAS EM ESCOLAS\r\n DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA DO 5º ANO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG), PARA\r\n VERIFICAR O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI), COMO INSTRUMENTO DE\r\n TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS SURDOS. A METODOLOGIA\r\n CORRESPONDE DO TIPO QUALITATIVA, ESTABELECENDO-SE COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO EM DUAS\r\n ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG). PARA O RECOLHIMENTO DOS DADOS, UTILIZOUSE OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPANTES E ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO,\r\n ESTAS SENDO DO TIPO SEMIESTRUTURADAS, PARA MELHOR APROFUNDAMENTO DOS FATOS. AS OBSERVAÇÕES E\r\n ENTREVISTAS APONTAM QUE AMBAS AS INSTITUIÇÕES UTILIZAM O LIVRO E A LOUSA COMO RECURSOS DIDÁTICOS.\r\n OUTRO ASPECTO, AS PROFESSORAS POSSUEM FORMAÇÃO NA ÁREA E CURSOS DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DO\r\n ENSINO. AS CONCLUSÕES PARCIAIS DESSA PESQUISA, SÃO CAPAZES DE SUBSIDIAR A PROPOSIÇÃO DE UM\r\n MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) PARA O DISCENTE SURDO, DESTACANDO O\r\n SIGNIFICADO DESSE INSTRUMENTO E O OBJETIVO DE ATENDER ÀS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS E\r\n SUBJETIVAS DESTE SUJEITO. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "PROFESSOR,, SURDO, PDI, INCLUSÃO, PORTUGUÊS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1168_13112020202346.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_nome_curto" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_email" => "elaynedias2017@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72555 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 462 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => """ PDI NA PERSPECTIVA DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO\r\n INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE\r\n ENSINO APRENDIZAGEM DAS ALUNAS SURDAS EM ESCOLAS\r\n DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE """ "resumo" => """ A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA\r\n PORTUGUESA DO 5º ANO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG), PARA\r\n VERIFICAR O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI), COMO INSTRUMENTO DE\r\n TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS SURDOS. A METODOLOGIA\r\n CORRESPONDE DO TIPO QUALITATIVA, ESTABELECENDO-SE COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO EM DUAS\r\n ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG). PARA O RECOLHIMENTO DOS DADOS, UTILIZOUSE OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPANTES E ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO,\r\n ESTAS SENDO DO TIPO SEMIESTRUTURADAS, PARA MELHOR APROFUNDAMENTO DOS FATOS. AS OBSERVAÇÕES E\r\n ENTREVISTAS APONTAM QUE AMBAS AS INSTITUIÇÕES UTILIZAM O LIVRO E A LOUSA COMO RECURSOS DIDÁTICOS.\r\n OUTRO ASPECTO, AS PROFESSORAS POSSUEM FORMAÇÃO NA ÁREA E CURSOS DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DO\r\n ENSINO. AS CONCLUSÕES PARCIAIS DESSA PESQUISA, SÃO CAPAZES DE SUBSIDIAR A PROPOSIÇÃO DE UM\r\n MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) PARA O DISCENTE SURDO, DESTACANDO O\r\n SIGNIFICADO DESSE INSTRUMENTO E O OBJETIVO DE ATENDER ÀS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS E\r\n SUBJETIVAS DESTE SUJEITO. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "PROFESSOR,, SURDO, PDI, INCLUSÃO, PORTUGUÊS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID1168_13112020202346.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_nome_curto" => "ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS" "autor_email" => "elaynedias2017@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }