A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA
PORTUGUESA DO 5º ANO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG), PARA
VERIFICAR O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI), COMO INSTRUMENTO DE
TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS SURDOS. A METODOLOGIA
CORRESPONDE DO TIPO QUALITATIVA, ESTABELECENDO-SE COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO EM DUAS
ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE (MG). PARA O RECOLHIMENTO DOS DADOS, UTILIZOUSE OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPANTES E ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO,
ESTAS SENDO DO TIPO SEMIESTRUTURADAS, PARA MELHOR APROFUNDAMENTO DOS FATOS. AS OBSERVAÇÕES E
ENTREVISTAS APONTAM QUE AMBAS AS INSTITUIÇÕES UTILIZAM O LIVRO E A LOUSA COMO RECURSOS DIDÁTICOS.
OUTRO ASPECTO, AS PROFESSORAS POSSUEM FORMAÇÃO NA ÁREA E CURSOS DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DO
ENSINO. AS CONCLUSÕES PARCIAIS DESSA PESQUISA, SÃO CAPAZES DE SUBSIDIAR A PROPOSIÇÃO DE UM
MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) PARA O DISCENTE SURDO, DESTACANDO O
SIGNIFICADO DESSE INSTRUMENTO E O OBJETIVO DE ATENDER ÀS ESPECIFICIDADES PEDAGÓGICAS E
SUBJETIVAS DESTE SUJEITO.