COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEUS DIREITOS PROFISSIONAIS, POSTURA E LIMITES COM O ALUNO SURDO, ESTA PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS INTÉRPRETES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA, EM BUENOS AIRES – PE. ABORDOU-SE A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE PARA O ACOMPANHAMENTO DO ALUNO SURDO, A IMPORTÂNCIA QUE ELES TÊM NO CONTEXTO ESCOLAR E COMO COMPREENDEM O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO. A PESQUISA É DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO DE NATUREZA QUALITATIVA, ADOTANDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS, A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO AOS INTÉRPRETES. O REFERIDO ESTUDO TEVE COMO ARCABOUÇO TEÓRICO OS ESTUDOS DE LACERDA (2002), SASSAKI (2006), FALCÃO (2017), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTARAM QUÃO IMPORTANTE É O PAPEL DESTE PROFISSIONAL EM SALA DE AULA E A BUSCA DO APERFEIÇOAMENTO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO.