INTRODUÇÃO
A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES EDUCACIONAIS, PROPORCIONAM APRENDIZAGENS DINÂMICAS E SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DAS HABILIDADES REQUERIDAS PELO CURRÍCULO PAULISTA EM VÁRIOS COMPONENTES CURRICULARES. É BENÉFICO TANTO PARA O ESTUDANTE, QUANTO PARA O DOCENTE, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE OU INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SÓLIDO E SIGNIFICATIVO.
OBJETIVO.
PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E DINÂMICAS ATRAVÉS DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DO ENSINO APRENDIZAGEM.
SÍNTESE METODOLÓGICA
DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA, A NECESSIDADE DE REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TORNOU-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS, E O USO DO SIMULADOR COMO FACILITADOR E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, PROPICIAM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES.
RESULTADO DA PESQUISA
DIANTE DA HABILIDADE TRABALHADA EM QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO RETOMADA DE CONCEITOS DO NONO ANO, QUE TRATA-SE DE INVESTIGAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA PARA EXPLICAR E REPRESENTAR ESSAS TRANSFORMAÇÕES, O SIMULADOR FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO OS RELATOS DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA, DE MANEIRA EFETIVA, DINÂMICA.