Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULADORES EDUCACIONAIS COMO SUPORTE PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: SIMULADOR, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, PROTAGONISMO, Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69553
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 942
    "inscrito_id" => 1649
    "titulo" => "SIMULADORES EDUCACIONAIS COMO SUPORTE PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS"
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO\r\n
      A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES EDUCACIONAIS, PROPORCIONAM APRENDIZAGENS DINÂMICAS E SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DAS HABILIDADES REQUERIDAS PELO CURRÍCULO PAULISTA EM VÁRIOS COMPONENTES CURRICULARES. É BENÉFICO TANTO PARA O ESTUDANTE, QUANTO PARA O DOCENTE, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE OU INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SÓLIDO E SIGNIFICATIVO.\r\n
      OBJETIVO. \r\n
      PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E DINÂMICAS ATRAVÉS DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DO ENSINO APRENDIZAGEM.\r\n
      SÍNTESE METODOLÓGICA\r\n
      DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA, A NECESSIDADE DE REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TORNOU-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS, E O USO DO SIMULADOR COMO FACILITADOR E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, PROPICIAM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES.\r\n
      RESULTADO DA PESQUISA\r\n
      DIANTE DA HABILIDADE TRABALHADA EM QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO RETOMADA DE CONCEITOS DO NONO ANO, QUE TRATA-SE DE INVESTIGAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA PARA EXPLICAR E REPRESENTAR ESSAS TRANSFORMAÇÕES, O SIMULADOR FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO OS RELATOS DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA, DE MANEIRA EFETIVA, DINÂMICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SIMULADOR, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID1649_29082020220134.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLI SILVANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLI SILVANA"
    "autor_email" => "marliquimicaintegral@gmai"
    "autor_ies" => "LUSÓFONA DE LISBOA"
    "autor_imagem" => "5f42a27020eea_23082020_140800.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69553
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 942
    "inscrito_id" => 1649
    "titulo" => "SIMULADORES EDUCACIONAIS COMO SUPORTE PARA A SOLIDIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS"
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO\r\n
      A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES EDUCACIONAIS, PROPORCIONAM APRENDIZAGENS DINÂMICAS E SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DAS HABILIDADES REQUERIDAS PELO CURRÍCULO PAULISTA EM VÁRIOS COMPONENTES CURRICULARES. É BENÉFICO TANTO PARA O ESTUDANTE, QUANTO PARA O DOCENTE, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE OU INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SÓLIDO E SIGNIFICATIVO.\r\n
      OBJETIVO. \r\n
      PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E DINÂMICAS ATRAVÉS DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DO ENSINO APRENDIZAGEM.\r\n
      SÍNTESE METODOLÓGICA\r\n
      DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA, A NECESSIDADE DE REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TORNOU-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS, E O USO DO SIMULADOR COMO FACILITADOR E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, PROPICIAM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES.\r\n
      RESULTADO DA PESQUISA\r\n
      DIANTE DA HABILIDADE TRABALHADA EM QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO RETOMADA DE CONCEITOS DO NONO ANO, QUE TRATA-SE DE INVESTIGAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA PARA EXPLICAR E REPRESENTAR ESSAS TRANSFORMAÇÕES, O SIMULADOR FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO OS RELATOS DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA, DE MANEIRA EFETIVA, DINÂMICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "SIMULADOR, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID1649_29082020220134.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLI SILVANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLI SILVANA"
    "autor_email" => "marliquimicaintegral@gmai"
    "autor_ies" => "LUSÓFONA DE LISBOA"
    "autor_imagem" => "5f42a27020eea_23082020_140800.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES EDUCACIONAIS, PROPORCIONAM APRENDIZAGENS DINÂMICAS E SIGNIFICATIVAS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DAS HABILIDADES REQUERIDAS PELO CURRÍCULO PAULISTA EM VÁRIOS COMPONENTES CURRICULARES. É BENÉFICO TANTO PARA O ESTUDANTE, QUANTO PARA O DOCENTE, UMA VEZ QUE PODE SER UTILIZADO COMO SUPORTE OU INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SÓLIDO E SIGNIFICATIVO. OBJETIVO. PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E DINÂMICAS ATRAVÉS DO USO DE SIMULADORES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO E DO ENSINO APRENDIZAGEM. SÍNTESE METODOLÓGICA DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA, A NECESSIDADE DE REINVENTAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TORNOU-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS, E O USO DO SIMULADOR COMO FACILITADOR E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, PROPICIAM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES. RESULTADO DA PESQUISA DIANTE DA HABILIDADE TRABALHADA EM QUÍMICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COMO RETOMADA DE CONCEITOS DO NONO ANO, QUE TRATA-SE DE INVESTIGAR AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA PARA EXPLICAR E REPRESENTAR ESSAS TRANSFORMAÇÕES, O SIMULADOR FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO QUE POSSIBILITOU A COMPREENSÃO E A APRENDIZAGEM SEGUNDO OS RELATOS DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS NESTA PESQUISA, DE MANEIRA EFETIVA, DINÂMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.