A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA ESCOLAR DE APRENDIZAGEM ESCOLAR OFERECIDA AOS EDUCANDOS, NESSA PERSPECTIVA É IMPORTANTE ENTENDER AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO OFERECIDA AOS ALUNOS, EM ESPECIAL AOS SURDOS, EM VIRTUDE DA DIFERENÇA LINGUÍSTICA QUE APRESENTAM EM RELAÇÃO AOS DEMAIS EDUCANDOS. DESSE MODO, OBJETIVAMOS, NESSE ESCRITO, IDENTIFICAR AS DISCUSSÕES PRESENTES NOS TRABALHOS DISPONIBILIZADOS NO REPOSITÓRIO SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), SOBRE A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM IDADE DE FREQUENTAR OU QUE ESTEJA MATRICULADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA DESCRITIVA, COM OS DADOS ANALISADOS EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA. DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO FORAM SELECIONADOS CINCO TEXTOS PARA O CORPUS DESSE ESCRITO, PUBLICADOS ENTRE 2003 E 2015. TRATA-SE DE PESQUISAS SOBRE A LINGUAGEM VERBAL (LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA) OU NA LINGUAGEM MATEMÁTICA. ENTRE AS ABORDAGENS, ÀQUELAS FOCADAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA OBSERVÁVEIS PELOS PESQUISADORES SÃO PREDOMINANTES EM DETRIMENTO DAS ABORDAGENS QUE SE DIRECIONAM A COMPREENDER A PERCEPÇÃO DE OUTROS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE ESSA ETAPA DA APRENDIZAGEM, COMO AS MÃES, POR EXEMPLO. CONCLUÍMOS QUE, APESAR DA AMPLITUDE DE ABORDAGENS ESSA TEMÁTICA É NECESSÁRIO AMPLIAR AS DISCUSSÕES SOBRE ESSA ETAPA DA APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL EM PESQUISAS QUE VISEM DESCREVER E ANALISAR SITUAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PLANEJADAS PELO DOCENTE, DE MANEIRA A IDENTIFICARMOS OS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM À APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES E BUSCAR CAMINHOS PARA SUPERÁ-LOS.