EM 2019-2020 REALIZAMOS UMA PESQUISA COM FOCO NAS FORMAS DE AVALIAÇÃO EMPREENDIDAS PELOS DOCENTES CONCURSADOS PARA MINISTRAR A DISCIPLINA DE FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM VOLTA REDONDA. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS APRESENTAR UM RECORTE DESTA INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR NOSSO GRUPO DE PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO EM FÍSICA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA, MOSTRAR COMO OS DOCENTES CONCURSADOS PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO, DISCUTINDO SOBRE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS MAIS UTILIZADOS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA FOI ADOTADA O ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A PROVA É O PRINCIPAL INSTRUMENTO AVALIATIVO UTILIZADO PELOS DOCENTES, MAS HÁ INDÍCIOS DE DIVERSIFICAÇÃO, COM A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E AUTOAVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADES AVALIATIVAS. NESSE SENTIDO, CONSIDERAMOS QUE A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO E PESQUISA, ESTÁ NA OPORTUNIDADE DE REFLETIRMOS SOBRE A TEMÁTICA DA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA E LEVAR ESTA REFLEXÃO PARA O COTIDIANO DAS AÇÕES DOCENTES. ESTE TRABALHO ESTÁ ORGANIZADO DA SEGUINTE FORMA: NO PRIMEIRO MOMENTO TRAZEMOS BREVE ABORDAGEM SOBRE A TEMÁTICA AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO EM FÍSICA; EM SEGUIDA APRESENTAMOS A METODOLOGIA UTILIZADA NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA; NO MOMENTO SEGUINTE REALIZAMOS AS ANÁLISES E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS E CONCLUÍMOS COM AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.