ESSE ARTIGO PROBLEMATIZA ALGUNS EDITORIAIS DO PERIÓDICO O ORBE, FOLHA QUE CIRCULOU EM MACEIÓ, ALAGOAS, ENTRE 1879 E 1900. EM ESPECIAL, DESTACAMOS OS EDITORIAIS QUE DISCUTIAM A OFERTA DE ALGUM TIPO DE INSTRUÇÃO EDUCACIONAL PARA OS RECÉM-LIBERTOS E OS SEUS DESCENDENTES APÓS A LEI ÁUREA. NOSSO OBJETIVO É COMPREENDER COMO A ELITE PROPRIETÁRIA DE MACEIÓ SE POSICIONOU DIANTE A QUESTÃO. NOSSA METODOLOGIA CONSISTIU NA PESQUISA, LEITURA E ANÁLISE DAS EDIÇÕES DESSE PERIÓDICO EM ACORDO COM O MÉTODO QUALITATIVO EXPLORATÓRIO. NOS RESULTADOS, REFLETIMOS COMO AS QUESTÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO ATRAVESSAVAM OS TEMAS DA TRANSIÇÃO DA MÃO DE OBRA E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO NA PASSAGEM DO REGIME ESCRAVISTA PARA O LIVRE E OS DESDOBRAMENTOS DESSA RELAÇÃO PARA O QUADRO ATUAL DA EDUCAÇÃO.