O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE.