Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ENSINO PÚBLICO, BOTÂNICA, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68498
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2877
    "inscrito_id" => 5275
    "titulo" => "ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO  DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A  COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO PÚBLICO, BOTÂNICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5275_01102020235006.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE CHAVES SERRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE CHAVES"
    "autor_email" => "acarolinechavess@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => "5f3b4b28788ad_18082020_002944.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68498
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2877
    "inscrito_id" => 5275
    "titulo" => "ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO  DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A  COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO PÚBLICO, BOTÂNICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5275_01102020235006.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE CHAVES SERRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE CHAVES"
    "autor_email" => "acarolinechavess@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => "5f3b4b28788ad_18082020_002944.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.