A MULTIMODALIDADE CONSISTE EM SE EXPRESSAR POR MEIO DA LINGUAGEM, VERBAL OU NÃO-VERBAL, COM ARRANJOS VISUAIS, COMO A DIAGRAMAÇÃO, CORES, FIGURAS, O TIPO DE PAPEL - PRESENTES EM TEXTOS ESCRITOS; E GESTOS, ENTONAÇÃO, EXPRESSÕES - EM TEXTOS ORAIS (FERRAZ, 2011). A UTILIZAÇÃO DA MULTIMODALIDADE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA DOS SURDOS, UMA VEZ QUE A COMUNICAÇÃO SE EXPRESSA ALÉM DA LINGUAGEM VERBAL (KRESS E VAN LEEUWEN, 2006). A IMAGEM E A PALAVRA ESTÃO CADA DIA MAIS INTERLIGADAS (DIONÍSIO, 2005). O TRABALHO COM LITERATURA É UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTAL PARA O EXERCÍCIO DA SENSIBILIDADE, É PRIMORDIAL QUE OS SURDOS TAMBÉM TENHAM ACESSO À LEITURA DE LIVROS, NESTE CASO, ADAPTADOS COM RECURSOS MULTIMODAIS (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015) E AUDIOVISUAIS. COM ISSO, OS RECURSOS UTILIZADOS PARA TRABALHAR LITERATURA COM OS SURDOS DEVEM CONTEMPLAR NÃO SÓ A UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), MAS TAMBÉM A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS MULTIMODAIS QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DA LEITURA REALIZADA. SABE-SE QUE A LIBRAS GARANTE A POSSIBILIDADE DE COMPREENDER O MUNDO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO PLENO DO INDIVÍDUO (ABRAHÃO E PEREIRA, 2015), MAS O SURDO TERÁ MAIS POSSIBILIDADE DE COMPREENDER E APRENDER POR MEIO DE RECURSOS QUE UTILIZEM NÃO APENAS O PORTUGUÊS ORAL MAS QUE TAMBÉM OFEREÇAM RECURSOS VISUAIS ALÉM DA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, DO PORTUGUÊS ESCRITO E DE IMAGENS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ACREDITA-SE QUE COM A IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, É POSSÍVEL VIVENCIAR UMA ESCOLA QUE NÃO ATENDA AOS ALUNOS IDEALIZADOS, OU CONSIDERADOS "NORMAIS", MAS QUE TAMBÉM CONSIDERE E RESPEITE AS DIFERENÇAS QUE NELA ESTÃO INSERIDAS (FIGUEIREDO E GUARINELLO, 2013). ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS ANALISAR DOIS VÍDEOS QUE ABORDAM A LITERATURA INFANTO-JUVENIL (A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE LER DE LILIA GRAMACHO E O PERALTA DE JEFFERSON GALDINO), AMBOS DISPONÍVEIS NA INTERNET; E IDENTIFICAR QUAIS RECURSOS MULTIMODAIS SÃO UTILIZADOS EM SUA PRODUÇÃO. PERCEBEU-SE QUE APESAR DE OS DOIS VÍDEOS TEREM SIDO ADAPTADOS PARA PESSOAS SURDAS, A PRIMEIRA OBRA UTILIZOU MAIS RECURSOS MULTIMODAIS (IMAGEM, LIBRAS, LEGENDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, MÚSICA E IMAGENS DO LIVRO); JÁ A SEGUNDA, NÃO HOUVE A UTILIZAÇÃO DA LEGENDA, NEM DE SOM, APRESENTANDO A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA EM LIBRAS E A UTILIZAÇÃO DA IMAGEM DO LIVRO INTERPRETADO.