O PRESENTE TEXTO SE PROPÕE A ABORDAR A TEMÁTICA DA QUALIDADE EM ARTICULAÇÃO COM O CAMPO AVALIATIVO E CURRICULAR, TENCIONANDO A RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO-QUALIDADE À PADRONIZAÇÃO E PROCESSOS DE EXCLUSÃO, VISTO QUE A BANDEIRA DA IGUALDADE TAMBÉM ASSOCIADA À QUALIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PROMOVEM PROCESSOS DE EXCLUSÃO. A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES CRÍTICOS, DO CAMPO DA AVALIAÇÃO, E PÓS-CRÍTICOS DO CAMPO CURRICULAR ABORDAMOS A BUSCA PELA QUALIDADE COMO IMPULSIONADORA DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS. DESTACAMOS A NECESSIDADE DO ROMPIMENTO COM UMA LÓGICA MERCADOLÓGICA DE EDUCAÇÃO, POIS A BUSCA DA QUALIDADE ATRELADA ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA INVESTE EM SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO, COMO SE FOSSE UMA MERCADORIA CONSUMÍVEL. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE QUALIDADE E A RELAÇÃO DESTA COM CURRÍCULO E A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES, POIS, EM UMA SOCIEDADE QUE PRODUZ EXCLUSÃO SOCIAL, A AVALIAÇÃO, ASSIM COMO O CURRÍCULO, NÃO DEVEM SER IMPOSTOS E SIM DISPUTADOS E PACTUADOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR. DESTA MANEIRA EVIDENCIAMOS A APROXIMAÇÃO COM O CURRÍCULO E AVALIAÇÃO COMPREENDENDO-OS ENQUANTO PRODUÇÃO CULTURAL.