ESSA PESQUISA BUSCA DISCUTIR AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO-AS À LUZ DE DADOS RECENTES SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE NOVAS AÇÕES DE GOVERNO NESSE CAMPO E DAS INTERFACES COM OUTRAS DIMENSÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO ATUAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DA LINHA HISTORIOGRÁFICA QUE EXPLORA AS RELAÇÕES ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA. UTILIZAREMOS PARA ESTE ESTUDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO QUE ANALISAR A TRAJETÓRIA DA IMPLEMENTAÇÃO E OS IMPACTOS CAUSADOS PELO PARFOR EM DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS COM BASE NAS HISTÓRIAS DO TEMPO PRESENTE. CONSIDERA-SE QUE OS RESULTADOS TRARÃO À POSSIBILIDADE DE IMPORTANTES RELATÓRIOS, QUE PODERÃO SER PRODUZIDOS, SUBSIDIANDO E ORIENTANDO AS FUTURAS POSSIBILIDADES DE PLANOS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE PODERÃO SER IMPLANTADAS, PRETENDENDO SE SOMAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSISTÊNCIA DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS E PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA.