A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É MARCADA POR SUA PRESENÇA E AUSÊNCIA NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS. O DEBATE MAIS RECENTE ACERCA DA SUA OBRIGATORIEDADE OCORREU NO ANO DE 2017 COM A PROPOSTA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, QUE PREVIA A RETIRADA DA DISCIPLINA DOS CURRÍCULOS; PORÉM ATRAVÉS DA MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL A DISCIPLINA PERMANECEU NOS CURRÍCULOS. O ENSINO DA DISCIPLINA QUE ERA ORIENTADO PELOS DOCUMENTOS NACIONAIS NORTEADORES, PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES ESTADUAIS, PASSA A TER UM NOVO DOCUMENTO NORMATIVO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ASSIM, NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO É DESENVOLVIDO POR MEIO DA ANALISE DOCUMENTAL, DESENVOLVENDO UM DIÁLOGO ENTRE OS TEXTOS DOS DOCUMENTOS NACIONAIS NORMATIVOS, ENTRE ELES OS PARÂMETROS E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS AMBAS PARA O ENSINO MÉDIO COM O TEXTO DO DOCUMENTO DA BNCC. ALGUNS DOS ACHADOS DA NOSSA ANÁLISE EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS NO DOCUMENTO DA BNCC COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO AO SER MINISTRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR COM AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA, FILOSOFIA, DE MODO QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA ÁREA DA DISCIPLINA MINIMIZA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS PRÓPRIOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS.