ESTE ARTIGO OBJETIVA EXPOR CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS COMO RECURSO NA MEDIAÇÃO ENTRE PESSOAS OUVINTES E SURDAS, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA A INCLUSÃO, E DISCUTIR SEU IMPACTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO. ENTENDEMOS QUE O ENSINO DE LIBRAS PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SURDAS E OUVINTES, PERMITINDO, SOBRETUDO, MULTIPLICAR O NÚMERO DE INTERLOCUTORES. A LIBRAS OPORTUNIZA TROCAS LINGUÍSTICAS EFETIVAS ENTRE OS PARES SURDOS E OUVINTES, E ÀS CRIANÇAS OUVINTES OFERTA O ACESSO A UM UNIVERSO CULTURAL DESCONHECIDO. A LIBRAS OPORTUNIZA TROCAS LINGUÍSTICAS EFETIVAS ENTRE OS PARES SURDOS E OUVINTES, E OS SUJEITOS OUVINTES OFERTA O ACESSO A UM UNIVERSO CULTURAL DESCONHECIDO. PODEMOS CONCLUIR QUANTO É NECESSÁRIO INCREMENTAR O ENSINO DA LIBRAS, E PARA ISSO A LEGISLAÇÃO REGULAMENTADA DEVE SER DE FATO CUMPRIDA. A LIBRAS, AO ESTAR PRESENTE NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR ATÉ AS UNIVERSIDADES, NÃO É PRIVILÉGIO, MAS CONSTITUI-SE EM CONTEÚDO FUNDANTE AO SURDO E ELEMENTO AGREGADOR PARA O OUVINTE EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO GENÉRICA, DE HOMEM CULTURAL, SENDO A MESMA INCLUÍDA EM UM PROCESSO DE INCLUSÃO TANTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, TÃO QUANTO PARA TODOS OS PÚBLICOS, PARA QUE POSSAM ATENDER A TODOS.