DIANTE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES, RELACIONADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA, SE TEM BUSCADO NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM CONTRIBUIR COM A POTENCIALIZAÇÃO EFETIVA DESSE ENSINO, LEVANDO APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS PARA ESTE CAMPO DO SABER. A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, AINDA ENCONTRA-SE PAUTADA EM MODELOS DE ESCOLA EUROCÊNTRICA, NO QUAL NÃO COLOCA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO A SUA CULTURA INDÍGENA, COMO FORMA PARA COMPREENDER O MUNDO, APOIANDO-SE APENAS NA CULTURA DO NÃO INDÍGENA, COMO VERDADE ABSOLUTA SOBRE AS COISAS E AS FORMAS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO FORMATO DE OFICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE, PARA OS ALUNOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, ONDE PROPOMOS UMA MANEIRA DE PENSAR E TRABALHAR O ENSINO DA MATEMÁTICA MESCLANDO OS CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS DE GEOMETRIA PELOS GRUPOS ÉTNICOS LOCAIS DA REGIÃO, COM A METODOLOGIA UTILIZANDO UM JOGO QUE CHAMAMOS DE “TWISTER GEOMÉTRICO” QUE TEVE COMO OBJETIVO TRABALHAR E CONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS ASSOCIANDO A ELEMENTOS PRESENTES NA INTERAÇÃO ENTRE AS CULTURAS.