A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TEM COMO FOCO O PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO, UM ESTUDO DE CASO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CUJA INVESTIGAÇÃO SEGUE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NESSE SENTIDO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MÚSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNÍCIPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, COMPREENDER O PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS E COMO CONTEMPLAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDENTIFICAR NA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL AS ABORDAGENS QUE SÃO DADAS À ÁREA DE MÚSICA E A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM A INCLUSÃO, VERIFICAR AS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DE MÚSICA EM SALA DE AULA COMUM, COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. FOI POSSÍVEL PERCEBER NOS PRINCIPAIS RESULTADOS ENCONTRADOS NA ANÁLISE DOCUMENTAL, QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO É TRATADO DE FORMA GERAL NOS DOCUMENTOS, NÃO TENDO UMA ESPECIFICIDADE NAS LINGUAGENS DE ARTE E ESPECIFICAMENTE NA MÚSICA. SENDO ASSIM, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES VISANDO À AMPLIAÇÃO DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, VALORIZANDO A MÚSICA ENQUANTO ARTE EM SALA DE AULA.