A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67592 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1178 "inscrito_id" => 5820 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ANEXOS (TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS), COM O OBJETIVO DE APONTAR DE QUE FORMA É TRATADA A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NOS CAPÍTULOS QUE REGULAM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS RESULTADOS ESTÃO EXPOSTOS EM UMA NUVEM DE PALAVRAS COM OS TERMOS MAIS ENCONTRADOS NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO, E EM UMA TABELA COM A FREQUÊNCIA DOS TERMOS “ÉTNICO-RACIAIS” E OUTROS QUE REMETEM AO TEMA, COMO “AFRO BRASILEIRA”, “IDENTIDADE”, ENTRE OUTROS. AS CORRENTES DO MULTICULTURALISMO CONSIDERAM A INSERÇÃO E RECONHECIMENTO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. COM BASE NOS RESULTADOS APONTADOS, VERIFICA-SE QUE EXISTEM INDICAÇÕES NO TEXTO QUE RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE HUMANA NO CURRÍCULO ESCOLAR, PORÉM ATENTA-SE PARA O NÚMERO POUCO EXPRESSIVO DE TERMOS COMO “ÉTNICO-RACIAL”, “NEGRA/O”, “INTERCULTURAL” E “MULTICULTURAL” NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. CONSTATA-SE QUE A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTÁ MAIS PRESENTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E DEMAIS COMPONENTES. AMPLAS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMO EXPOSTO PELOS AUTORES REFERENCIADOS. AINDA QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NÃO DISCORRA SOBRE ESTAS POTENCIALIDADES, O DOCUMENTO GARANTE, ATRAVÉS DOS SEUS OBJETIVOS E TEMAS TRANSVERSAIS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER A TEMÁTICA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DA NATUREZA, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, BNCC, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID5820_31082020203239.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELLA MATTOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELLA MATTOS DOS SANTOS" "autor_email" => "manuella.mds@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67592 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1178 "inscrito_id" => 5820 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ANEXOS (TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS), COM O OBJETIVO DE APONTAR DE QUE FORMA É TRATADA A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NOS CAPÍTULOS QUE REGULAM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS RESULTADOS ESTÃO EXPOSTOS EM UMA NUVEM DE PALAVRAS COM OS TERMOS MAIS ENCONTRADOS NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO, E EM UMA TABELA COM A FREQUÊNCIA DOS TERMOS “ÉTNICO-RACIAIS” E OUTROS QUE REMETEM AO TEMA, COMO “AFRO BRASILEIRA”, “IDENTIDADE”, ENTRE OUTROS. AS CORRENTES DO MULTICULTURALISMO CONSIDERAM A INSERÇÃO E RECONHECIMENTO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. COM BASE NOS RESULTADOS APONTADOS, VERIFICA-SE QUE EXISTEM INDICAÇÕES NO TEXTO QUE RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE HUMANA NO CURRÍCULO ESCOLAR, PORÉM ATENTA-SE PARA O NÚMERO POUCO EXPRESSIVO DE TERMOS COMO “ÉTNICO-RACIAL”, “NEGRA/O”, “INTERCULTURAL” E “MULTICULTURAL” NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. CONSTATA-SE QUE A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ESTÁ MAIS PRESENTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E DEMAIS COMPONENTES. AMPLAS SÃO AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMO EXPOSTO PELOS AUTORES REFERENCIADOS. AINDA QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NÃO DISCORRA SOBRE ESTAS POTENCIALIDADES, O DOCUMENTO GARANTE, ATRAVÉS DOS SEUS OBJETIVOS E TEMAS TRANSVERSAIS, A NECESSIDADE DE DESENVOLVER A TEMÁTICA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS DA NATUREZA, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, BNCC, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA6_ID5820_31082020203239.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELLA MATTOS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELLA MATTOS DOS SANTOS" "autor_email" => "manuella.mds@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }