O ARTIGO DESENVOLVIDO BUSCA FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA. TAL ESTUDO ABORDA A RESPEITO DA PROXIMIDADE ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E A COMUNIDADE E A FAMÍLIA, VISANDO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PARA UMA ADEQUADA EFETIVAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL PROPORCIONANDO UM ENSINO DE QUALIDADE, ALÉM DE ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE CADA PROFISSIONAL EXISTENTE NA UNIDADE ESCOLAR DANDO UMA ATENÇÃO PARA OS DOCENTES QUE VEM DESENVOLVENDO O TRABALHO ALÉM DE EDUCAÇÃO FORMAL, COMO DE ENSINAR PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MORAL QUE ESTE É O PAPEL ENSINADO NO SEIO FAMILIAR, COMO TAMBÉM DE ABORDAR MAIS AS FAMÍLIAS E AS COMUNIDADES PARA VERIFICAR AS REAIS NECESSIDADES DAQUELA LOCALIDADE, INSERINDO ASSIM AS MESMAS NAS TOMADAS DE DECISÕES COM PARTICIPAÇÃO ATIVA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. DESTE MODO, O REFERIDO ESTUDO PRETENDE ABORDAR OS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL QUE REFORCE A DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO QUE ENVOLVA PRINCÍPIOS ÉTICOS, POLÍTICOS E IDEOLÓGICOS.