O PRESENTE TEXTO FAZ PARTE DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, DA QUAL TEVE ÊNFASE NA ESCOLA MULTISSERIADA RURAL DE FRANCISCO BELTRÃO (1948-1981) . O FRAGMENTO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR O ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA NAS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS E A DISCIPLINA EM SALA DE AULA ENTRE OS ANOS DE 1948 E 1981. O ANO DE 1948 MARCA O INÍCIO DA EDUCAÇÃO EM MARRECAS/FRANCISCO BELTRÃO PROMOVIDA PELA CANGO – COLÔNIA AGRÍCOLA NACIONAL GENERAL OSÓRIO E O ANO DE 1981 MARCOU O INÍCIO DO PERÍODO DE FECHAMENTO DAS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS QUE PERDUROU ATÉ A DÉCADA DE 1990. JUSTIFICA-SE NA BUSCA PELA COMPREENSÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SUA ORGANIZAÇÃO NO MEIO RURAL, NO QUE COMPETE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES ESCOLARES BEM COMO A ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR NA SALA DE AULA. O TRABALHO UTILIZA COMO METODOLOGIA A ARTICULAÇÃO DE MEMÓRIA ORAL DOCENTE E FOTOGRAFIAS DO PERÍODO. TRAZ COMO RESULTADO A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO QUE COMPETE A EDUCAÇÃO DOS FILHOS, BEM COMO A DISSEMINAÇÃO DE VALORES E COMPORTAMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A DISCIPLINA EM SALA DE AULA.