Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: GINCANAS, ENSINO NÃO FORMAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67789
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1365
    "inscrito_id" => 5736
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "GINCANAS, ENSINO NÃO FORMAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA KATYANE DE"
    "autor_nome_curto" => "KATYANE COSTA"
    "autor_email" => "katyanecosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67789
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1365
    "inscrito_id" => 5736
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "GINCANAS, ENSINO NÃO FORMAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA KATYANE DE"
    "autor_nome_curto" => "KATYANE COSTA"
    "autor_email" => "katyanecosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.