TENDO A NECESSIDADE DE INCLUIR NOVAS MANEIRAS DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, A ESCOLA PRECISA SE TORNAR UM AMBIENTE QUE CONSIDERA AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZADO. A GINCANA NO ESPAÇO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE, POIS SE CONSTITUI EM UM CONJUNTO DE REGRAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS, ENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE, UNINDO SUJEITOS DIFERENTES PARA UM OBJETIVO EM COMUM. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA PARA A ESCOLA EM GERAL E SEUS RESPECTIVOS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA JOÃO ALVES TORRES NA CIDADE DE ARARUNA – PB; ONDE JÁ ACONTECIA O EVENTO ANUALMENTE E ESTAVA NA SUA TERCEIRA EDIÇÃO. MEDIANTE OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA CAMPO, OS PROCEDIMENTOS VINCULADOS ÀS ABORDAGENS QUALITATIVAS SE APRESENTARAM COM OS MAIS ADEQUADOS PARA ESTA INVESTIGAÇÃO. A AMOSTRA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CINQUENTA ESTUDANTES DE DIFERENTES SERIES/ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA COLETA E ANÁLISE DE DADOS REALIZAMOS UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO CONTENDO CATORZE QUESTÕES; SENDO APENAS QUATRO QUESTÕES OBJETIVAS E DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS. A PARTIR DAS ANÁLISES É POSSÍVEL COMPREENDER QUE A APRENDIZAGEM SÓ É SIGNIFICATIVA QUANDO A MESMA É PRAZEROSA, DEVENDO SER VIVENCIADA PELOS EDUCANDOS E OS JOGOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSE PROCESSO, POIS TRAZEM CONSIGO UM REPERTÓRIO QUE ENRIQUECEM AS AULAS E CONTEXTUALIZAM O PROCESSO DE ENSINO. CABE DESTACARMOS A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR E ARTICULADOR NESSE PROCESSO, PARA QUE O ESTUDANTE REALIZE AS ATIVIDADES E BUSQUE RESPOSTAS MOTIVANDO-SE A APRENDER. PODEMOS CONCLUIR QUE A PARTIR DA GINCANA ESCOLAR É POSSÍVEL CONTEXTUALIZAR CONTEÚDOS, INSTIGAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E INCENTIVAR O TRABALHO EM EQUIPE, SENDO IMPORTANTE NA VIVÊNCIA ESCOLAR, TORNANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESCOLA UM LUGAR BOM DE CONVIVER.