O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ASSIM COMO O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM CURRÍCULO. SENDO POSSÍVEL AFIRMAR QUE AMBOS APRESENTAM IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DE DIVERSAS MANEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO. O OBJETIVO AQUI E TORNAR EVIDENTE A FUNÇÃO DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, JÁ QUE ELE ESTABELECE DIRECIONAMENTOS QUE CONTRIBUEM NA GESTÃO EDUCACIONAL E DANDO ÊNFASE NO PAPEL DO PROFESSOR EM CONTRIBUIÇÃO AO CURRÍCULO. PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ASSIM COMO O PAPEL DO PROFESSOR COMO ARTICULADOR DO CURRÍCULO NESSE ÂMBITO, O TRABALHO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO, FORQUIN (1993), FRANCO (2015) E SAVIANI (2009) PARA ELENCAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SACRISTÃN (1998 E 2000) E SACRISTÁN E PÉRES GÓMEZ (1998) PARA FUNDAMENTAR O CURRÍCULO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.