ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DE UMA PESQUISA-A??O MAIOR REALIZADA NO ?MBITO DO PIBIC, DURANTE OS ANOS 2018/2019 E QUE OBJETIVA PROVOCAR REFLEX?ES NOS/COM OS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O DOS ALUNOS E A NECESSIDADE DE UM ENSINO AJUSTADO. NESSE RECORTE, APRESENTAMOS PARTE DOS DADOS INICIAIS QUE NOS AJUDARAM A CONHECER UM POUCO MAIS ESSA PR?TICA. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS OBSERVA??ES DURANTE QUADRO DIAS LETIVOS, EM UMA TURMA DE UMA ESCOLA P?BLICA DE GARANHUNS, NOS QUAIS PUDEMOS IDENTIFICAR ALGUNS DOS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA, EM IN?CIO DE CARREIRA, PARA LIDAR COM A HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTOS DE SEUS ALUNOS SOBRE A ESCRITA. OS RESULTADOS INICIAIS NOS LEVARAM A PERCEBER QUE LACUNAS EM SUA FORMA??O INICIAL, FALTA DE EXPERI?NCIA PROFISSIONAL E DE INTERA??O COM OUTROS PROFISSIONAIS, AL?M DE IMPASSES CAUSADOS POR PROJETOS E PROGRAMAS IMPOSTOS PELA SECRETARIA DE EDUCA??O DO MUNIC?PIO, PODEM DIFICULTAR O COTIDIANO DO PROFESSOR E O ATENDIMENTO ?S NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS. PARA CONSTRU??O DESTE TRABALHO, UTILIZAMOS COMO SUPORTE TE?RICO-METODOL?GICO, AUTORES COMO MORAIS (2005; 2012), CORTES?O (1999), PIMENTA (2005), PIRES (2001), SILVA (2016), ANDR? (1995) E TRIPP (2005).