Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL

Palavra-chaves: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69376
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1000
    "inscrito_id" => 5370
    "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:  POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL"
    "resumo" => "O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID5370_30082020194355.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO CAVALCANTE "
    "autor_email" => "fabricioocavalcante@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69376
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1000
    "inscrito_id" => 5370
    "titulo" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:  POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL"
    "resumo" => "O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA, POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID5370_30082020194355.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO VIEIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO CAVALCANTE "
    "autor_email" => "fabricioocavalcante@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.