O ENSINO DE ANATOMIA NA MAIORIA DAS INSTITUI??ES DE ENSINO SUPERIOR ? CARACTERIZADO POR ENSINO TRADICIONAL, COM AULAS TE?RICAS E PR?TICAS ENVOLVENDO VASTO CONTE?DO E UMA MEMORIZA??O BREVE. PRETENDEMOS COM O ESTUDO AVALIAR O RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM O EMPREGO DE METODOLOGIA ATIVA, POR MEIO DO USO DE JOGO DE TABULEIRO EM RELA??O AO ENSINO TRADICIONAL. TRATA-SE DE UM RECORTE DA TESE DO AUTOR. ? UM ESTUDO DESCRITIVO EXPLORAT?RIO COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO QUE FOI REALIZADA COM 47 ESTUDANTES DA TURMA DE FARM?CIA 2019.2, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? ? UFC. O RECURSO METODOL?GICO USADO FOI O JOGO DE TABULEIRO SOBRE O SISTEMA URIN?RIO.FOI USADO COMO COLETA DE DADOS QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADOS, PR?-TESTES E P?S-TESTES. PARA AN?LISE ESTAT?STICA UTILIZOU-SE O SOFTWARE GRAPHPAD PRISM 6 E FOI REALIZADO O TESTE DE MANN-WHITNEY, SENDO CONSIDERADO SIGNIFICANTE QUANDO APRESENTARAM<0,05. OS DADOS RELATAM QUE O EMPREGO DA METODOLOGIA ATIVA POR MEIO DO JOGO DE TABULEIRO NA SALA DE AULA COMO EXECELENTE 36,2% (N=17), 40,4, %, MUITO BOM(N=19), 4,3% (N=2), REGULAR 2,1% (N=1) E 17% (N=8) N?O OPTARAM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA COM O EMPEGO DA METODOLOGIA ATIVA POR MEIO DA APLICA??O DO JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO METODOL?GICO, OBSERVAMOS QUE HOUVE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO DE ANATOMIA, PROMOVENDO UM MAIOR RENDIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ABORDADOS NO SISTEMA URIN?RIO, TORNANDO-SE UMA PROPOSTA METODOL?GICA VI?VEL AOS CURSOS DA ?REA DA SA?DE.