ESTA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR BUSCA ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DO DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL SUA AÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À PRÁTICA AVALIATIVA DE 08 (OITO) PROFESSORES EM 03 (TRÊS) INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PETROLINA- PE. O OBJETIVO DESSE ESTUDO É VIABILIZAR A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO DO PROFESSOR AO ELABORAR E APLICAR SUAS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR, ONDE METAS E OBJETIVOS DEVEM SER PREESTABELECIDOS. O TRABALHO ADOTA COMO METODOLOGIA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGRÁFICA BASEADA NO ESTUDO DE ALGUNS TEÓRICOS COMO CARMINATTI E BORGES (2012), LIBÂNEO (1994), LUCKESI (2000), MICHEL (2009), BUSCANDO NA TEORIA AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O COMPLEMENTO DO TEMA EM ESTUDO. COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A AVALIAÇÃO TEM DEIXADO DE SER UMA AMEAÇA PARA OS ALUNOS E OS PROFESSORES TEM UTILIZADO DE FORMA ADEQUADA, UMA VEZ QUE ELA É PEÇA FUNDAMENTAL NO FAZER PEDAGÓGICO.