O PRESENTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA REALIZADA COM A DIRETORA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA/PR E COM A FAMÍLIA DE UM ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN. TEM COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA DIANTE DO PROCESSO INCLUSIVO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. O REFERIDO ESTUDO É DE CUNHO QUALITATIVO, O QUAL TEVE DUAS FASES METODOLÓGICAS: (I) REVISÃO DE LITERATURA DE OBRAS E AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, DE MODO A PROPORCIONAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, O PAPEL DO PROFESSOR NESTE PROCESSO E SOBRE A SÍNDROME DE DOWN; (II) EM CARÁTER EMPÍRICO, SENDO ELABORADOS E APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ENTREGUES UM PARA INSTITUIÇÃO E OUTRO À FAMÍLIA, PARA COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E CONFRONTÁ-LAS. O PROJETO DE PESQUISA E POR CONSEQUÊNCIA O QUESTIONÁRIO, FORAM APROVADOS PELO COMITÊ DE ÉTICA DA INSTITUIÇÃO, E ESTÁ NA PLATAFORMA BRASIL. COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE POSITIVOS, COMPARADOS AOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS. CONTUDO, VALE RESSALTAR QUE AINDA HÁ MUITO O QUE PESQUISAR E ESTUDAR E PRINCIPALMENTE FAZER. É PRECISO INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO ABERTA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA E MELHORAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DESTA TEMÁTICA.