Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DOCÊNCIA: UM CAMINHO DE DESAFIOS E RESISTÊNCIAS

Palavra-chaves: PROFISSÃO DOCENTE, TRABALHO, IDENTIDADE, , FORMAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO DISCUTIR A COMPREENSÃO DA DOCÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB E O APOIO QUE RECEBEM DE FAMILIARES E AMIGOS EM FACE DA PROFISSÃO ESCOLHIDA. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA A ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS TEMÁTICAS DA DOCÊNCIA, IDENTIDADE PROFISSIONAL E A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. NA SEGUNDA ETAPA, REALIZOU- SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM A CONTRIBUIÇÃO DE QUATRO ESTUDANTES. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO COM A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS TEMÁTICAS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE EMBORA A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E A FALTA DE APOIO DE FAMILIARES E AMIGOS SEJAM AINDA UMA REALIDADE, ESTES ESTUDANTES DEMONSTRAM ESTAR MOBILIZADOS NO SENTIDO DE RESISTIR E ENFRENTAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO PRÓPRIO CONTEXTO SOCIAL COM VISTAS À QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE E AO FORTALECIMENTO DA CATEGORIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.