ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO DISCUTIR A COMPREENSÃO DA DOCÊNCIA POR PARTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPB E O APOIO QUE RECEBEM DE FAMILIARES E AMIGOS EM FACE DA PROFISSÃO ESCOLHIDA. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA A ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS TEMÁTICAS DA DOCÊNCIA, IDENTIDADE PROFISSIONAL E A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. NA SEGUNDA ETAPA, REALIZOU- SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM A CONTRIBUIÇÃO DE QUATRO ESTUDANTES. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO COM A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS TEMÁTICAS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE EMBORA A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E A FALTA DE APOIO DE FAMILIARES E AMIGOS SEJAM AINDA UMA REALIDADE, ESTES ESTUDANTES DEMONSTRAM ESTAR MOBILIZADOS NO SENTIDO DE RESISTIR E ENFRENTAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO PRÓPRIO CONTEXTO SOCIAL COM VISTAS À QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE E AO FORTALECIMENTO DA CATEGORIA.