CONSIDERANDO QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIORES DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DEVIDO À FALTA DE RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO MATEMÁTICO COM ALGO CONCRETO, TEMOS COMO OBJETIVO MOSTRAR A CARACTERIZAÇÃO DOS PROBLEMAS A PARTIR DA ANÁLISE PRÁTICA DE OBSERVAR UM PROBLEMA MATEMÁTICO. PARA TANTO, PROCEDE-SE A CONHECIMENTO DA CARACTERIZAÇÃO DE PROBLEMAS CRIADO POR DANTE (1998) AO QUAL DESTACAMOS: SER DESAFIADOR PARA O ALUNO; SER REAL; SER INTERESSANTE; SER O ELEMENTO DE UM PROBLEMA REALMENTE DESCONHECIDO; NÃO CONSISTIR NA APLICAÇÃO EVIDENTE E DIRETA DE UMA OU MAIS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS; TER UM NÍVEL ADEQUADO DE DIFICULDADE. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE OS PROBLEMAS RETIRADOS DOS LIVROS DIDÁTICOS SÃO BASEADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SÃO MAIS BENÉFICOS PARA OS ALUNOS DO QUE AQUELES QUE NÃO POSSUEM A CARACTERIZAÇÃO DE UM PROBLEMA MATEMÁTICO, O QUE PERMITE CONCLUIR QUE A PROBLEMATIZAÇÃO PODE TRAZER UM MAIOR SIGNIFICADO PARA A MATEMÁTICA, POIS A PARTIR DELA OS ESTUDANTES OBSERVAM E VIVENCIAM SITUAÇÕES COTIDIANAS DE POSSÍVEIS APLICAÇÕES MATEMÁTICAS.