O PRESENTE ESTUDO SE DESTINA A ANALISAR OS ELEMENTOS ESSECIAIS PARA QUE O GESTOR/LÍDER CONSIGA DESENVOLVER HABILIDADES E MOTIVAÇÃO, QUALIDADE INDISPENSÁVEIS PARA QUE SE CONSTITUA A PROMOÇÃO DA GESTÃO EFETIVAMENTE DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E INÚMERAS DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA. À LUZ DESTES ESTUDOS, MUITAS REFLEXÕES SE SUCEDEM SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS QUE ENCONTRA DIVERSOS DESAFIOS NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO, DESAFIOS ESSES QUE VÃO DESDE A POSTURA CENTRALIZADORA DE ALGUNS DIRETORES, AINDA ATÉ A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS DEMAIS SUJEITOS, PODE-SE AFIRMAR, QUE OS DESAFIOS SÃO OS MAIS VARIADOS E QUE PODEM SER SUPERADOS NO MOMENTO QUE EXISTIR UM TRABALHO COLETIVO, COMPROMETIDO E RESPONSÁVEL COM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO. ASSIM, TOMANDO POR BASE A BUSCA DE OBJETIVOS COMUNS QUE TODOS DEVEM ASSUMIR COM O INTUITO DE FORTALECER AS RELAÇÕES E CONSTRUIR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA TOMADA DE DECISÕES.